Próximo: Guia do usuário

Passo 4: Testar seu circuito

Nosso passo final será testar o circuito para garantir que ele realmente realiza o que pretendemos. O Logisim já está simulando o circuito. Vamos dar uma olhada novamente aonde estávamos.

Observar que os pinos de entrada contêm zeros, e assim também o pino de saída. Isso já nos diz que o circuito já calcula um 0 quando ambas as entradas são iguais a 0.

Agora tentaremos outra combinação das entrada. Selecione a ferramenta Testar (Poke) () e começaremos a alterar as entradas, clicando sobre elas. Cada vez que fizer isso sobre a entrada, seu valor será alternado. Por exemplo, poderíamos fazer isso.

Quando você mudar o valor de entrada, o Logisim irá mostrar-lhe que os valores seguirão pelos fios marcando-os com a cor verde-claro para indicar um valor 1 ou verde-escuro (quase preto) para indicar um valor 0. Você também poderá ver que o valor de saída foi alterado para 1.

Até agora, nós testamos as duas primeiras linhas da nossa tabela-verdade, e as saídas (0 e 1) corresponderão aos resultados desejados.

Ao testar combinações diferentes, poderemos verificar as outras duas linhas. Se todos elas corresponderem, então terminamos: o circuito funciona!


Para arquivar o seu trabalho concluído, talvez você queira salvar ou imprimir seu circuito. O menu Arquivo permitirá isso, e é claro que também lhe permitirá sair do Logisim. Mas por que parar agora?

Agora que você está terminando o tutorial, poderá experimentar o Logisim construindo seus próprios circuitos. Se você quiser construir circuitos com recursos mais sofisticados, então você deverá navegar através das outras opções do sistema de ajuda para ver o que mais você poderá fazer. Logisim é um programa poderoso, que lhe permitirá construir e testar circuitos maiores; esse procedimento passo-a-passo apenas fez arranhões na superfície.

Próximo: Guia do usuário