Editar a tabela-verdade

Ao abrir a janela da Análise Combinacional, você irá ver que é composto de cinco guias.

(Figura do original em inglês)

Esta página descreve as três primeiras guias: Entradas (Inputs), Saídas (Outputs) e Tabela (Table). A próxima página do manual descreverá as duas últimas guias: Expressão (Expression) e Minimizada (Minimized).

As guias Entradas e Saídas

A guia Entradas permitirá visualizar e editar a lista de entradas. Para adicionar novas entradas, digite-as no campo apropriado na parte inferior do painel, e clique em Adicionar. Se você quiser mudar o nome de uma entrada existente, selecione-a na lista que aparecer na parte superior do painel à esquerda, em seguida, digite o nome e clique em Renomear.

Para remover uma entrada, selecione-a na lista e clique em Remover. Você também poderá reordenar as entradas (isso afetará a ordem das colunas na tabela-verdade e no circuito gerado), utilizando os botões para mover para cima (Move Up) ou para baixo (Move Down) sobre uma entrada selecionada.

Todas as ações afetarão a tabela verdade imediatamente.

A guia Saídas funciona exatamente da mesma maneira como a guia Entradas, exceto, claro, que funcionará com a lista de saídas.

A guia Tabela

O único item nessa guia é a tabela-verdade corrente, diagramado na ordem convencional, com as entradas nas colunas à esquerda e as saídas nas colunas à direita.

Você poderá editar os valores atuais nas colunas de saída clicando sobre eles. Os valores irão variar de 0, 1, e x (que representará um "don't care"). Como veremos na próxima página, esses valores "don't care" permitirão calcular expressões minimizadas com alguma flexibilidade.

Você também poderá navegar e editar a tabela-verdade usando o teclado. E poderá copiar e colar valores usando a área de transferência. A área de transferência poderá ser transferida para qualquer aplicação que suporte texto delimitado por tabulação (como em uma planilha).

Se a tabela-verdade for baseada em um circuito existente, você poderá ver alguns quadrados róseos nas colunas das saídas marcados com "!!". Eles corresponderão a erros que ocorrerem enquanto for feito o cálculo do valor para aquela linha - ou quando o circuito estiver oscilando, ou ainda quando resultar em erro (o que será retratado como uma conexão vermelha no circuito Logisim). Ao passar o mouse sobre a entrada isso deverá trazer uma dica descrevendo o tipo de erro gerado. Uma vez que você tenha clicado sobre uma entrada de erro, você entrará no ciclo 0-1-x; não haverá como voltar.

Próximo: Criar expressões.